Rua Atilio Giaretta,85 - Itatiba - SP 11 4538-2132

Muito além das Damas, do Xadrez e do Gamão

Gostou? compartilhe!

Muito além das Damas, do Xadrez e do Gamão

Se você pedir a 10 pessoas para citar o nome de um jogo clássico ou tradicional, aposto que pelo menos nove dirão Damas, Xadrez ou Gamão.

Assim como os jogos de tabuleiro estão muito associados a Banco Imobiliário, Detetive e War, jogos tradicionais normalmente estão associados a Damas, Xadrez e Gamão. Porém, assim como existe uma infinidade de jogos de tabuleiro, o universo de jogos clássicos e tradicionais é muito grande e riquíssimo em história e variedade de jogos.

São jogos de vários lugares do mundo e de várias épocas. Jogos como o Senet, originário do Egito antigo; o jogo do Go, que surgiu na China a mais de 2000 anos ou as Mancalas, talvez o jogo mais antigo do mundo, originário da África.

A boa nova – Alguns destes jogos são produzidos em grande escala e estão disponíveis ao publico. Tornando-se mais uma excelente opção de lazer barato e inteligente para toda a família.

Mitra Criações é  uma das empresas que estudam esse universo dos jogos tradicionais e que produzem uma linha bem variada de jogos e desafios. 

Em entrevista a Ludomania, Marta e Jorge proprietários da Mitra falam um pouco mais sobre esse universo, veja:

Ludomania: Vocês poderiam se apresentar aos nossos leitores?
Marta: Gostamos de denominar a Mitra como uma oficina de criação especializada em jogos e brinquedos educativos.
A Mitra teve início com uma busca pessoal e profissional que viesse de encontro com nossa crença no bom brincar e no investimento na educação como recurso único para uma melhora do nosso caótico mundo moderno.
Hoje a Mitra fornece seus jogos e brinquedos a mais de 150 lojas no Brasil.
Possui uma linha de jogos de tabuleiro, em forma de livros, onde cada exemplar é um jogo-livro, contendo o tabuleiro, as peças e regras para jogar, além de um informativo contendo a história, origem e curiosidade do jogo.
Há também os jogos de desafios que são pequenos quebra-cabeças, também chamados de solitários, além de brinquedos educativos que estimulam a criatividade e habilidade de crianças, jovens e adultos como a coleção Monte Car Tunados.
Geralmente indicamos os jogos e brinquedos da Mitra para crianças entre 05 a 105 anos de idade.

Ludomania: Por que jogos tradicionais?
Marta: Porque fazem parte da tradição de vários países, de épocas distantes, mas que ainda permanecem vivas com grande valor criativo e atrativo.

Ludomania: Como é feita a pesquisa e quais são os critérios para incorporar novos jogos a sua linha?
Marta: A pesquisa é bem variada, mas praticamente realizada pela Internet. A escolha de um novo lançamento, vem um pouco de encontro com a procura dos próprios clientes ou pela  nossa “vontade” de expandir os conhecimentos em relação a outros jogos, completando uma linha do tempo em relação a história e o brincar da humanidade.

Ludomaia: Qual é o jogo mais “exótico” que a Mitra fabrica?
Marta: Há vários jogos que não são conhecidos no Brasil, que acabam sendo considerados “exóticos” simplesmente porque não temos esta cultura de jogar com os amigos e entre familiares, mas acreditamos que, este adjetivo se dá apenas pelo fato de revelarmos a sua origem e os fatos históricos que os cercam. Por exemplo o Jarmo, é um jogo mongol, que foi difundido pelo mundo graças a um polonês que conheceu o “neto” de Genghis Khan. O jogo em si, possui regras simples para manipular tanta riqueza de estratégia, mas sua história o torna exótico.

Ludomania: Quais foram os lançamentos mais recentes na linha de jogos tradicionais?
Marta: Siege – um jogo brasileiro, moderno, mas que usa como estratégia e temática, os cercos usados na Idade Média, para domínio de um Reino.

Ludomania: É necessário ser uma pessoa muito inteligente para conseguir jogar estes jogos?
Marta: De jeito nenhum. As regras dos jogos, em geral, são bem simples e existem vários tipos de jogadores. Desde aqueles que realmente estudam arduamente uma estratégia de jogo até aqueles que querem apenas se divertir!

Ludomania: Além dos jogos tradicionais, a Mitra tem alguns jogos abstratos modernos como o Hex, que embora sejam criações contemporâneas, se aproximam dos jogos tradicionais na forma de serem jogados. Você poderia nos falar um pouco desses produtos?
Marta: Quando passamos a conhecer uma certa variedade de jogos, podemos sentir que, dentro da família de jogos abstratos, existem relativamente poucas sub classes de jogos, como por exemplo, os jogos de conquistas de territórios, de captura, de percurso, enfim… acreditamos que, o que torna um jogo interessante é a forma com que cativa os jogadores a abstrair e interagir dentro do jogo. O que vemos é que a grande maioria dos jogos modernos não nega a sua ancestralidade.

Ludomania: Vocês podem nos adiantar algumas novidades que estão sendo preparadas para este ano?
Marta: Estaremos incrementando a Enciclopédia de jogos da Mitra com mais alguns exemplares de criadores brasileiros e investindo em alguns brinquedos educativos que acreditamos estar bem próximo do que o mercado está precisando.

Para mais informações, visite nossa Loja Virtual.



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Mitra www.mitra.net.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×
YouTubeYoutube
YouTubeInstagram
Acesse Loja Virtual