Rua Atilio Giaretta,85 - Itatiba - SP 11 4538-2132

Fanoroma na Mídia

Gostou? compartilhe!

Fanoroma na Mídia

Fanorama

O jogo Fanorona da Mitra ganhou destaque em um site sobre jogos de tabuleiro,  Ludomania, veja a reportagem.
Fanorona é o jogo nacional de Madagascar. Inventado durante o século XVII, é jogado num tabuleiro igual ao do Alquerque só que mais longo. É um jogo intrigante pela sua regra bastante original de captura de peças. Neste jogo a captura não é feita saltando-se sobre peças adversárias ou ocupando seu lugar, como na maioria dos jogos tradicionais. No Fanorona é possível capturar uma linha inteira de peças adversárias apenas movendo uma de suas peças para perto desta linha. Além disso, a forma como uma partida se desenvolve, com o início bastante violento seguido de uma fase relativamente mais pacífica, é completamente diferente de qualquer outro jogo tradicional.

Existem três variedades: Fanorona-Telo(jogada em um tabuleiro de 3×3);Fanorona-Dimy (jogada em um tabuleiro de 5×5 casas exatamente igual ao do Alquerque) e a mais conhecida Fanorona-Tsivy. É a essa versão que geralmente nos referimos quando dizemos simplesmente Fanorona.

Ao Fanorona são atribuídas também propriedades mágicas ou divinatórias. Há muitas histórias lendárias a respeito do jogo. Numa delas, conta-se que o Rei Ralambo (1575-1610) estava muito doente e preocupado com o que poderia acontecer a seu reino depois da sua morte, pois não queria dividir seu reino entre seus dois filhos. Mandou chamar os dois e decidiu que aquele que chegasse primeiro teria demonstrado ser o filho mais dedicado e por isso seria seu único herdeiro. Quando o mensageiro do rei chegou ao palácio do filho mais velho ele só foi recebido no dia seguinte, pois o príncipe estava ocupado jogando Fanorona e estava numa situação detelo noho dimy (uma situação bem complicada em que você tem apenas três peças e seu adversário cinco, mas mesmo assim é possível ganhar). O príncipe estava completamente absorvido pela partida. No dia seguinte quando recebeu o mensageiro do pai seu irmão mais novo já tinha tomado seu lugar como herdeiro real.

Em outra história conta-se que em 1895, durante a invasão da capital de Madagascar pelos franceses, a Rainha e seus conselheiros jogaram Fanorona, pois acreditavam que o resultado do jogo poderia dizer quem iria vencer a batalha que estava por acontecer.

http://www.ludomania.com.br/
Postado por sergiohalaban em 6 de dezembro de 2011



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Mitra www.mitra.net.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×
YouTubeYoutube
YouTubeInstagram
Acesse Loja Virtual